TRT-RN ilumina sede e distribui máscaras de proteção no Abril Verde

Fachada do trt21 iluminada de verde

 O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) iluminou a sua sede, em Natal, em alusão à campanha Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade para a prevenção dos acidentes de trabalho.

O mês é marcado pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho (28/04), data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, para relembrar, anualmente, a morte de 78 trabalhadores após explosão de uma mina, nos Estados Unidos, em 1969. Desde então, o mês passou a ser dedicado à realização de ações sobre o tema em busca de uma conscientização para a prevenção dos acidentes no ambiente de trabalho.

Em 2022, a ‘Saúde do Trabalhador: Desafios e Perspectivas’, é o tema da mobilização no Rio Grande do Norte que une o Programa Trabalho Seguro, sob a coordenação dos juízes do trabalho, Alexandre Érico e Simone Jalil, o MPT-RN, o Crea-RN, o Mútua, o SESI, a Anest, a Aest/RN, o Cerest/Natal e o Corpo de Bombeiros.

Como uma das ações da campanha, o Trabalho Seguro distribuiu máscaras de proteção contra a covid-19 no TRT-RN e nas unidades judiciárias da capital e interior do estado. Até o final do mês, serão realizadas palestras e visitas técnicas para esclarecer as principais dúvidas de trabalhadores e empresas sobre temas ligados à saúde e segurança do trabalho.

A campanha deste ano será encerrada, no dia 28 de Abril, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN).

Dados

De 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, de acordo com os indicadores do SmartLab. Dados do observatório também mostram que os acidentes de trabalho impactam diretamente nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre 2012 e 2020, foram pagos R$ 316,3 milhões em auxílio-doença por acidentes de trabalho.