TRT-RN e UFRN firmam cooperação para desenvolver projeto de qualidade de vida no trabalho

Print feito durante a reunião

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) firmaram cooperação, nesta quinta-feira (7), em pesquisa e extensão entre as instituições, com foco na qualidade de vida no trabalho, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas do Trabalho do Departamento de Psicologia da instituição de ensino.

A cooperação foi firmada durante reunião virtual entre o desembargador presidente Bento Herculano Duarte Neto e o reitor José Daniel Diniz Melo.

A parceria celebra o trabalho realizado no último ano entre o Setor Médico e a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TRT-RN juntamente com a Universidade, que realizaram análises, pesquisas internas e seminários.

Agora, as instituições firmaram compromisso para a realização de mais estudos e trocas de experiências, nos próximos três anos, que vão, dentre outras ações, identificar o grau de estresse no ambiente de trabalho e elaborar planos de ações a serem desenvolvidas no âmbito da Justiça do Trabalho do RN.

Para o presidente Bento Herculano Duarte Neto, o compromisso firmado entre o TRT-RN e a UFRN será de grande importância para a melhoria da qualidade de vida dos magistrados e servidores.

“Agradeço à UFRN por atender ao nosso pedido de contribuir com o tema que nos chama atenção. O grau de absenteísmo por estresse e transtornos mentais no ambiente de trabalho é muito grande, então precisamos entender o que acontece e investir na qualidade de vida do trabalhador”, avaliou o desembargador.

José Daniel Diniz Melo, reitor da UFRN, disse durante a reunião que a instituição de ensino está à disposição para contribuir com o Tribunal.

“Temos uma grande preocupação com as questões de adoecimento no ambiente de trabalho e estamos muito felizes de poder realizar um acordo de cooperação com o TRT-RN. Aproveito para parabenizar o presidente Bento Herculano que teve a preocupação de firmar essa parceria”, disse o reitor durante a reunião.

O momento contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência do TRT-RN, Simone Medeiros Jalil, da coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal, Karla Motta, da coordenadora da Escola Judicial da Justiça do Trabalho Potiguar, Rita de Cássia Mendonça, e do professor e pesquisador da UFRN Jorge Falcão.