TRT-RN doa 56 litros de óleo que serão transformados em 240 barras de sabão

Imagem mostra homem recolhendo garrafas com óleo de cozinha doados

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) doou, na última semana, 56 litros de óleo de cozinha para a Associação Camarense de Apoio aos Portadores de Deficiência (Acapord).

O produto doado foi arrecadado pelo Setor de Responsabilidade Socioambiental e Acessibilidade do TRT-RN, após a entrega do material por magistrados e servidores, no Ecoponto do Tribunal.

Os 56 litros de óleo, que seriam descartados no meio ambiente com capacidade de poluir o solo, as águas e a atmosfera, agora, vão gerar 240 barras de sabão de 200 gramas.

“Com a venda do sabão ecológico, é possível ajudar na manutenção da Acapord, que conta com 173 associados, além de pagar a pessoa que produz as barras, que é uma pessoa com deficiência”, explicou Eunici Maria Xavier Estevão, presidente da Associação.

Para esclarecer as dúvidas sobre doação de óleo de cozinha para reaproveitamento, Eunici Xavier informa que é importante armazenar somente o óleo que deseja doar, sem acrescentar água.

“Ao colocar água, não conseguimos aproveitar o óleo para a produção dos sabões. Basta guardar apenas o óleo nos recipientes, o que vai garantir uma durabilidade de dois anos ao material”, explicou.

A chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental e Acessibilidade do TRT-RN, Yoanna Guerra, reforça a importância da iniciativa e pede que magistrados e servidores continuem doando material para reaproveitamento no Ecoponto do Tribunal.

“Com a contribuição, podemos ajudar Associações como a Acapord, agir de forma sustentável e diminuir o impacto do descarte incorreto no meio ambiente”, disse a servidora.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação da ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade de forma segura e responsável, o qual o TRT-RN está comprometido desde 2019.

Foram eleitos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados com a efetivação dos direitos humanos e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica, ambiental e institucional a serem seguidos na Agenda 2030.

Dentre eles, a doação de óleo realizada pelo TRT-RN atende a alguns dos objetivos, como o ODS 3 (saúde e bem estar); o ODS 6 (Água potável e saneamento); o ODS 8 (Trabalho decente e desenvolvimento econômico); o ODS 12 (Consumo e produção responsáveis), além do ODS 17 (Parcerias e meios de implementação).