TRT-RN completa 29 anos de atuação efetiva e prestação jurisdicional de excelência 

Fachada do TRT

No dia 16 de junho de 1992, há 29 anos, autoridades do Rio Grande do Norte e do Brasil participaram da solenidade que instalou, definitivamente, em solo potiguar, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Após anos sob a jurisdição de Pernambuco e da Paraíba, enfim, uma unidade da Justiça do Trabalho era fixada no RN.

A presidência do recém instalado Tribunal passou a ser do magistrado José Vasconcelos da Rocha e a Corte contava com a composição dos juízes togados Raimundo Oliveira, Othongaldi Rocha, Francisco das Chagas Pereira, Waldeci Gomes Confessor e Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, além dos juízes classistas Sérgio de Miranda Monte e Reginaldo Teófilo da Silva.

Desde então, muitas mudanças aconteceram na sociedade potiguar que se expandiu, assim como as estruturas da Justiça do Trabalho, da capital para o interior do estado. De uma única Junta de Conciliação e Julgamento de Natal, o TRT-RN passou hoje para 13 Varas do Trabalho em Natal, quatro em Mossoró, além de uma unidade judiciária em Macau, Goianinha, Currais Novos, Ceará Mirim, Caicó, Assu, e um Posto Avançado em Pau dos Ferros.

Houve a realização de concursos públicos que resultaram em uma composição atual de 46 juízas e juízes, 10 desembargadoras e desembargadores, além de 666 servidoras e servidores.

Nestes 29 anos, a presidência do TRT do Rio Grande do Norte já foi exercida, sucessivamente, pelos magistrados e magistradas, Waldeci Gomes Confessor, Francisco das Chagas Pereira, Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, Raimundo de Oliveira, Carlos Newton Pinto, Maria de Lourdes Alves Leite, Eridson João Fernandes Medeiros, José Barbosa Filho, Ronaldo Medeiros de Souza, José Rêgo Júnior, Joseane Dantas dos Santos, Auxiliadora Rodrigues e Bento Herculano Duarte Neto. 

Atualmente, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, decana do Tribunal, exerce a sua segunda presidência do TRT-RN.

 

Comemoração

Para celebrar mais um aniversário do TRT-RN, por conta das medidas de isolamento social para combater o avanço da Covid-19 no estado, com a consequente suspensão de eventos presenciais, será realizada uma sessão solene, às 14h, no dia 16 de junho, com transmissão pelo canal do YouTube do Tribunal Pleno

Durante a solenidade, haverá o lançamento da campanha 30x30 que marcará o início das comemorações pelos 30 anos do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, em 2022. Também será divulgada a nova logomarca do TRT-RN, em comemoração pelos 30 anos, em uma arte que dialoga com a logomarca dos 80 anos da Justiça do Trabalho, criada neste ano pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

Fonte
Comunicação Social do TRT-RN