TRT-RN comemora os 170 anos de Mossoró ​​​​​​​

Aniversário de Mossoró

Conhecida pela valentia de seu povo, Mossoró, a capital do Oeste Potiguar, abriga uma população de pouco mais de trezentos mil habitantes, e é o município de maior extensão territorial do Rio Grande do Norte. Famosa por ser a terra do povo que expulsou Lampião, Mossoró comemora 170 anos desde o dia 15 de março de 1852, quando o pequeno povoado de devotos de Santa Luzia foi elevado à categoria de Vila. Somente em 9 de novembro de 1870, a Vila tornou-se cidade. 

Construída ao redor de uma capela dedicada à Santa Luzia, a terra de altas temperaturas carrega uma história de muitas lutas e resistência. Algumas versões sobre a origem do povoado contam que o nome Mossoró provém dos índios Monxorós, os primeiros habitantes da região.

A capital do oeste potiguar coleciona momentos marcantes para a história do Rio Grande do Norte e do Brasil. Seja pela coragem das mulheres que, em 1875, protestaram nas ruas da cidade revoltadas contra o alistamento de seus filhos e maridos para lutar na Guerra do Paraguai, ou ainda pelo pioneirismo de seu povo, ao abolir a escravatura cinco anos antes da lei Áurea, ou ainda por protagonizar o primeiro voto feminino do Brasil. 

O importante papel da segunda maior cidade do estado também se reflete na estrutura do judiciário local, que conta com quatro unidades da Justiça do Trabalho instaladas no prédio do Fórum Trabalhista Silvério Soares, e dispõe de uma força de trabalho total de 76 profissionais, entre servidores, estagiários e magistrados. 

A história da Justiça do Trabalho no município de Mossoró começou antes mesmo da instalação do TRT no Rio Grande do Norte, com a criação da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento da cidade, em 1970. Já no ano de 2013, a cidade recebeu uma quarta Vara do Trabalho para atender com maior celeridade à alta demanda da região.

 

Resultados

Durante todo o ano de 2021, o Fórum Trabalhista de Mossoró somou 4,4 mil processos baixados e solucionou outros 2.614 nas quatro Varas do Trabalho do município. Em arrecadação, as unidades da Justiça do Trabalho de Mossoró só ficam atrás das Varas da capital. Somente o valor pago aos reclamantes chegou a 65 milhões, sendo que mais da metade desse total foi proveniente de acordos entre as partes.

Ainda segundo dados do sistema e-Gestão, do ano passado, as Varas do Trabalho de Mossoró arrecadaram aproximadamente 8 milhões para contribuição previdenciária e Imposto de Renda, além de custas processuais e emolumentos.

O complexo trabalhista de Mossoró tem jurisprudência sobre 10 municípios da região. São eles: Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.

 

Fórum Trabalhista de Mossoró

E-mail: dfm@trt21.jus.br

Telefone: (84) 3422-3650

Endereço: Alameda das Carnaubeiras, 833 - Costa e Silva

CEP: 59625-410 - Mossoró-RN

 

Fonte
Comunicação Social do TRT-RN