TRT-RN celebra resultados positivos no Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida 

Imagem mostra arte com pessoas em situações cotidianas

6 de abril é o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região tem buscado realizar ações que possam melhorar as condições de trabalho, a saúde e a qualidade da vida dos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que atuam no TRT-RN.

O tema já faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal e também atende ao Objetivo de Desenvolvimento Social (ODS) número 3 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), “Boa Saúde e Bem-Estar”, a qual o TRT-RN está comprometido em atender.

Com a pandemia da Covid-19 e diante da necessidade de manter o isolamento social, desde março de 2020, o Tribunal encontrou muitos desafios para a manutenção da qualidade de vida dos profissionais em um momento atípico e de incertezas.

O ambiente dos encontros virtuais ganhou força e a Escola Judicial do TRT-RN realizou várias lives ao longo de 2020 focadas no tema saúde e qualidade de vida. Dentre os debates trazidos pela Ejud para o ambiente virtual, destacou-se o I Ateliê Virtual Saúde, Educação e Trabalho, que  reuniu especialistas tratando de temas relacionados à promoção da saúde no trabalho em tempos de pandemia e teletrabalho. A ação da Ejud e do TRT-RN foi considerada um sucesso e está aprovada na primeira etapa do Prêmio COOPERARI do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) 2021.

A Ejud tratou também em suas lives de temas como  os “Impactos do Trabalho Remoto e os Vínculos Domésticos : Desafios para Gerenciamento do Estresse”; “Desafios e Estratégias de Cuidados do Sono na Quarentena”;  “Sociedade do Cansaço: O Que o Coronavírus nos Faz Pensar? Diálogos a partir da obra de Byung-Chul Han”; “Comunicação Não Violenta em Casa  e nas Relações de Trabalho”; “Trabalhador, Depressão e Prevenção ao Suicídio”, dentre outros assuntos relacionados.

O TRT-RN conta ainda com um Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, que é presidido pelo desembargador José Barbosa Filho, e atua em cooperação com o Setor Médico-Odontológico do TRT-RN, por meio da pesquisa, avaliação e realização de programas, projetos e ações voltadas à promoção e à preservação física e mental do seu corpo funcional.

Uma das ações oriundas do trabalho do Comitê será o Acordo de Cooperação interinstitucional entre o TRT-RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPET), coordenado pelo professor Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, visando diversas ações no sentido de diagnosticar, monitorar e melhorar o clima organizacional do Tribunal, melhorando assim, a qualidade de vida no trabalho.

Outra ferramenta bastante utilizada no TRT-RN são as pesquisas de Clima Organizacional realizadas pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CGEST), em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), cujos resultados são utilizados como base para a elaboração de um plano de melhorias da saúde e bem-estar, contribuindo para promover a qualidade de vida de todos os que compõem o Tribunal.

Entretanto, no atual cenário, o TRT na Medida, uma das ações de maior sucesso do TRT-RN, precisou ser suspenso.

Com incentivo da prática da atividade física, alimentação saudável e bem estar, o projeto acolheu magistrados e servidores nos últimos anos e resultou em emagrecimento, conscientização e união.Nas três edições do projeto, magistrados e servidores perderam mais de 380 quilos.