TRT-RN celebra o Dia Nacional da Biblioteca com aquisição de 373 obras especializadas

livros

O dia 9 de abril marca as comemorações pelo Dia Nacional da Biblioteca. A data foi escolhida em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e ao Dia do Bibliotecário, instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

Celebrando a data, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) está ampliando seu acervo com a aquisição de mais de 370 obras atualizadas sobre diversas áreas do direito, dentre elas, direito do trabalho, além de livros da área administrativa, de gestão, planejamento, segurança institucional e do trabalho. O material está sendo catalogado e será disponibilizado em breve.

Biblioteca Pública

Localizada no 1º andar do prédio administrativo, em Natal, a biblioteca Procurador Miguel Josino Neto é uma seção da Escola Judicial do TRT-RN e atende ao público interno e externo.

Funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, e com uma equipe especializada, a biblioteca do TRT-RN conta um acervo catalogado e dividido por áreas, com salas de estudo, de leitura e computadores para pesquisa.

Além das obras físicas, o público interno conta também com a Biblioteca Digital Saraiva, que é um acervo com mais de 2.600 obras de áreas temáticas como Direito do Trabalho, Direito Civil, Direito Constitucional, Contabilidade, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Educação, Planejamento Estratégico, Informática, Tecnologia da Informação, Engenharia, Saúde, Segurança do Trabalho, dentre outros temas. Os livros digitais são atualizados e podem ser acessados por magistrados e servidores.

Desde novembro de 2021, com a portaria TRT21-GP nº 307/2021, a biblioteca do tribunal passou de uma unidade especializada para ser caracterizada como “biblioteca pública temática”.

Com a mudança de status, será possível disponibilizar o empréstimo domiciliar também para o público externo. Ainda no mês de abril, vamos iniciar o serviço que vai contar com obras que estão no acervo Miguel Josino e no Clube do Livro”, informou o assistente da biblioteca do TRT-RN, Leandro do Nascimento de Souza.

De acordo com o servidor, o empréstimo domiciliar de livros físicos pelo TRT-RN para o público externo vai contribuir também com o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16 da Agenda 2030 da ONU de “assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais, em conformidade com a legislação nacional e os acordos internacionais”.

Para que o tribunal aprimore ainda mais o acervo que será disponibilizado para a comunidade, estamos iniciando uma campanha para doação de obras de literatura que vão compor o nosso Clube do Livro. Magistrados e servidores podem contribuir compartilhando livros”, disse Leandro de Souza.

Para entrar em contato com a biblioteca do TRT-RN, ligue para (84) 4006-8127 ou envie email para trt-bib@trt21.jus.br. Acesse também o site e conheça o acervo do tribunal (clique aqui).