TRT-RN celebra o Dia Mundial da Água

Dia da Água

Nesta terça-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida, em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de gerar debates sobre a importância do recurso natural, formas de democratização do uso e também de preservação.

Naquele dia de 1992, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos que são:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

A importância da água

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela participa da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas. 

Além dessas funções, no corpo humano, a água também atua na regulação da temperatura, no transporte de substâncias como sais minerais e nutrientes, bem como na eliminação das que são tóxicas ou excessivas.

A água também protege as estruturas como ossos e articulações, além dos fetos. Por conta da sua importância, recomenda-se uma ingestão mínima de dois litros de água por dia, mas é importante buscar orientação especializada, pois questões individuais podem interferir na quantidade ideal de consumo.

Além da subsistência humana, a água é fundamental para a vida no planeta, para a saúde coletiva e para o equilíbrio do meio ambiente.

 

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. A agenda é coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo

Em 2019, o TRT-RN aderiu à Agenda 2030 e tem promovido ações que buscam contribuir para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda, dentre eles a nº 6 ‘Água Potável e Saneamento’ e a nº 14 ‘Vida na Água’. 

Ações de sustentabilidade têm gerado economia do recurso e uso racional da água nos prédios do TRT na capital e interior do RN, além de campanhas de conscientização para que magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e usuários da Justiça sigam com as boas práticas em casa. 

Segundo o relatório do Plano de Logística Sustentável do TRT-RN relativo ao ano de 2021, houve uma redução de 32% do consumo de água no tribunal e nas Varas do Trabalho ao longo do ano passado. Uma economia de mais de 100 mil reais com relação ao valor gasto no ano base de 2019. Além disso, houve uma economia de 28% no consumo dos garrafões de água mineral.

O tribunal segue com ações sustentáveis em busca de orientar e realizar medidas que contribuam com uma divisão justa e com a economia do recurso natural no Rio Grande do Norte.

 

Fonte
Comunicação Social do TRT-RN