TRT-RN apresenta prestação de contas no Relatório de Gestão 2020

Imagem mostra capa do Relatório

No dia 30 de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) publicou, dentro do prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), O Relatório de Gestão 2020.

O documento é  uma das principais ferramentas de transparência e prestação de contas de uma instituição pública, com previsão nos artigos 70, 71 e 74 da Constituição, e segue a Estrutura Internacional para Relato Integrado.

O propósito desse modelo é ter a criação de valor como o cerne do relatório e requer que a organização pense a sua construção de forma integrada e sistêmica.

Com foco estratégico e orientação para o futuro, o Relatório de Gestão 2020 do TRT-RN foi coordenado pela Divisão de Governança Institucional (DGI) e tratou, inicialmente, dos desafios vividos pela instituição com a pandemia da Covid-19 e os resultados positivos mesmo em situação adversa.

A publicação trouxe informações sobre visão geral organizacional e ambiente externo, riscos e oportunidades, informações orçamentárias e financeiras, bem como governança e gestão estratégica no ano de 2020.

O Relatório também mostrou que o TRT-RN ficou em 9º lugar no ranking da transparência, dentre os 24 TRTs do país, e recebeu o Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Ouro, que reconhece os tribunais que se destacaram pela gestão estratégica, governança, produtividade, transparência, gestão de dados e tecnologia, resultando na melhoria da qualidade da prestação jurisdicional.

Para o Relatório de Gestão 2020, foi considerada a figura do apresentador de contas, que é o dirigente máximo do TRT-RN em exercício, no caso a presidente e corregedora, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro e o prestador de contas, que foi o dirigente máximo no exercício das contas relatadas, ou seja, desembargador Bento Herculano Duarte Neto.

As novidades trazidas para o documento foram o uso de ícone para destacar as ações de inovação realizadas em 2020 e links que permitem ao cidadão acessar as informações de forma mais detalhada.

Confira o Relatório de Gestão 2020 do TRT-RN completo no endereço eletrônico: https://bit.ly/3286BPh