Trabalho Seguro e TRT-RN realizam debates na campanha Abril Verde 2021

Imagem mostra arte com explicações sobre o evento

 

No mês de abril, o programa Trabalho Seguro e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) estão realizando a campanha Abril Verde 2021 com objetivo de alertar trabalhadores, empresas e a sociedade sobre a importância de prevenir os acidentes de trabalho.

Neste ano, a campanha seguirá falando sobre a pandemia da Covid-19, que trouxe ao mundo novos desafios e novas consequências, dentre elas a necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Para tratar dos assuntos ligados à pandemia, os coordenadores do Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte, a juíza Simone Jalil e o juiz Alexandre Érico Alves, programaram uma série de lives com especialistas que serão transmitidas durante todo o mês de abril.

O próximo encontro está marcado para a segunda-feira (19), às 19h30, e será uma parceria com a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest).

A Live "Decifrando o GRO/PGR da nova NR 1" será transmitida no canal do Youtube da AnestTV (https://bit.ly/3dkkNev) e vai contar com a participação do juiz da 7ª Vara do Trabalho de Natal e gestor regional do Trabalho Seguro no RN, Alexandre Erico Alves da Silva, e do auditor fiscal do trabalho aposentado e engenheiro, Gianfranco Silvano Pampalon. A mediação do evento será do engenheiro de segurança do trabalho e presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN (AEST-RN), Abias Vale de Melo.

O debate é voltado para engenheiros, técnicos e médicos do trabalho, profissionais de saúde, advogados,  magistrados, profissionais de recursos humanos, empresários e estudantes.

Para participar, siga as recomendações que estão no site do evento (https://bit.ly/2Q3OszT) e garanta também certificado de participação.

Abril Verde

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. A data ficou marcada e foi escolhida, anos depois, como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Com o passar dos anos, a mobilização para conscientização dos riscos dos acidentes de trabalho passou ser realizada durante todo o mês de abril, com a adoção da cor e do laço verde como símbolos da campanha.

Como símbolo da campanha, durante o mês de abril, o TRT-RN vai manter a sua fachada, em Natal, iluminada de verde. A mobilização no Rio Grande do Norte conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do sistema Fecomércio-RN, do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN (Aest-RN).