Solução Open Source como Sistema de Telefonia do TRT-RN é apresentada em Fórum do IFRN 

arte inova

Um caso de inovação realizado por meio do Acordo de Cooperação entre Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte foi apresentado, na terça-feira (9), no I Fórum de Empreendedorismo Inovador do IFRN.

A Solução Open Source como Sistema de Telefonia do TRT-RN foi desenvolvida seguindo a metodologia do ciclo da inovação adotada pelo INOVA JT-21 para resolver problemas com a telefonia fixa utilizada pelo tribunal. O projeto contou ainda com o apoio da CGEST e SETIC do tribunal.

Como solução, foi realizada uma transferência de tecnologia do IFRN para o TRT-RN, por meio de um projeto de solução de telefonia VOIP (Voice over Internet Protocol - Voz sobre Protocolo de Internet), com uso de software livre (open source), como parte do termo de cooperação existente entre as instituições. 

De acordo com os idealizadores, foram alcançados com o projeto os seguintes resultados: 

1. Desenvolvimento colaborativo do projeto entre IFRN e TRT-RN;

2. Transferência de conhecimento do IFRN para a equipe técnica do TRT-RN, viabilizando eventual contratação de solução ou implementação interna da solução necessária;

3. Transferência de tecnologia para implementação de VOIP no TRT-RN, com implantação de piloto para validação da solução desenhada;

4. Automação do atendimento telefônico no TRT-RN, possibilidade de transferências e sequenciamento de transferências de ligações, além de outros benefícios decorrentes do uso de VOIP.

Os resultados demonstram também a viabilidade de transferência de tecnologia por parte do IFRN para implementação de soluções em órgãos públicos, decorrente de acordos de cooperação celebrados, a viabilização da proposta e da implementação de Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus São Gonçalo do Amarante por parte de aluno, com demonstração de capacidade técnica para atuação no mercado, além do ganho dos usuários internos e externos do TRT-RN quanto à continuidade e melhoria dos serviços de telefonia.