Sexta 23 Dia ¿D¿ na qualidade da Justiça do Trabalho da 21ª Região

O Programa Gestão Pela Qualidade do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região será implementado na próxima sexta-feira, 23 de abril, com a realização do Dia do Descarte, será o marco simbólico de ponto de partida da ferramenta 5S. Na oportunidade as atividades de atendimento externo serão suspensas para que os servidores se dediquem exclusivamente ao ambiente interno.

Nessa data todos os colaboradores, vestidos com a camiseta do ¿Dia do Descarte¿, estarão mobilizados para eliminar o que é desnecessário em seus setores e para repensar o layout das salas e a forma de ordenação dos arquivos.

A ferramenta 5S é considerada uma das bases para a implementação de programas de qualidade nas organizações, uma vez que os seus efeitos contribuem para a formação de um ambiente adequado à Qualidade Total. A aplicação da ferramenta 5S na Justiça do Trabalho conta com o importante trabalho dos facilitadores 5S, representantes das diversas unidades que têm como função o repasse das informações a todos do setor e o apoio na condução das atividades.

O termo 5S origina-se de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra s:seiri, seiton,seiso, seiktsu e shitsuke, denominações que se referem a cinco atividades seqüenciais e cíclicas, desenvolvidas no ambiente de trabalho. No Brasil, geralmente, a expressão 5S é utilizada para indicar cinco ¿sensos¿: Senso de Organização (seiri), Senso de Ordenação (seiton), Senso de Limpeza (seiso), Senso de Patronização (seiketsu,) e Senso de Autodisciplina (shitsuke).

OBJETIVOS

A implementação da ferramenta 5S tem como objetivo propiciar o bem-estar dos servidores; otimizar a utilização dos materiais e dos equipamentos, evitando desperdícios; melhorar o fluxo de informações, facilitando a comunicação; incrementar a produtividade e a qualidade dos trabalhos e contribuir para êxito do Programa Gestão pela Qualidade. Objetivar com isso a excelência nos serviços prestados pelo TRT Potiguar aos seus jurisdicionados.

Fonte
ASCOM / TRT 21º