Seminário discute os progressos e desafios da Justiça do Trabalho após 80 anos

seminário 80 anos da JT

O Tribunal Superior do Trabalho promove, nos dias 12 e 13 de maio, o “Seminário Internacional 80 anos da Justiça do Trabalho”. O evento, presencial, é aberto ao público e contará com grandes juristas e especialistas em Direito, que vão abordar e debater as conquistas e os avanços da Justiça do Trabalho no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário.

A solenidade de abertura será conduzida pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira. Na sequência, o professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Carlos Blanco de Morais, fará a conferência de abertura, abordando o direito fundamental de greve e seus limites.

Ainda no primeiro dia da programação, a coordenadora do evento, ministra Maria Cristina Peduzzi, destacará os desafios enfrentados pelo TST em tempos de pandemia, período em que conduziu a Presidência da Corte. Já o ministro do Tribunal de Contas da União Antonio Anastasia falará sobre o protagonismo da Justiça do Trabalho na construção da cidadania. Outro destaque é a palestra “Justiça do Trabalho e preceitos constitucionais”, que será proferida pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal.

Ao longo dos dois dias do evento, os participantes ainda poderão se aprofundar sobre as transformações do Direito do Trabalho no mundo ocidental nas últimas décadas, o direito e o mercado de trabalho, o papel da Justiça do Trabalho como instrumento de justiça social, além de uma recuperação da história da instituição em seus 80 anos, entre outros temas.

O encerramento contará  com o ministro Vantuil Abdala, que presidiu o TST no biênio 2004-2006, e fará uma retrospectiva dos 80 anos da instituição, além de uma análise dos desafios para o futuro.

Em razão do cenário epidemiológico e seguindo as regras vigentes no tribunal, é obrigatória a apresentação do certificado de vacinação para acesso e permanência no evento, bem como uso de máscara durante toda a programação. 

Confira a programação completa e faça sua inscrição!