Programa integra alunos de escolas públicas com a Justiça do Trabalho no RN

Imagem apresenta cerca de 60 jovens usando uniforme escolar de camiseta branca com mangas azul marinho e calça azul marinho. Eles estão sentados em um auditório com assentos azul claro, paredes e teto brancos, com porta de emergência ao fundo. Algumas cadeiras possuem uma faixa listrada de amarelo e preto. Os jovens olham para frente e se mostram atentos à apresentação.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) recebeu a visita de 66 estudantes que participam do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC).

Os alunos são da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante e do Centro Estadual de Educação Profissionalizante Professora Lourdinha Guerra.

Eles foram acompanhados pelas juízas do Trabalho Rachel Vilar e Marcela Alves, coordenadoras do projeto no Rio Grande do Norte, além das juízas Daniela Lustoza e Stella Paiva de Autran Nunes, presidente e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21).

As juízas explicaram aos alunos o funcionamento do TRT-RN e visitaram algumas de suas instalações, como o auditório do Tribunal Pleno, o Memorial, a Escola Judicial, a Biblioteca, o Cejusc e a sala de audiência da 4ª Vara do Trabalho de Natal.

Os estudantes tiveram também um encontro com a presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro. Ela agradeceu a visita e explicou a relevância dessa integração com o Tribunal.

A importância do TJC é dar ao jovem uma visão da Justiça, não só da Justiça do Trabalho, mas do fazer Judiciário”, explicou a presidente. “E, a partir do conhecimento das dependências do Tribunal, se aproximar de uma Justiça que é voltada para o cidadão; é o diálogo com o cidadão. Por isso é muito importante esse projeto”.

Desde 2006, o TJC leva noções de Direito do Trabalho e cidadania para alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Ao longo do ano, juízes, procuradores e advogados se revezam em aulas para os professores e alunos das escolas selecionadas que, ao final do curso, apresentam o que aprenderam em um grande show reunindo professores, estudantes e familiares.

No Rio Grande do Norte, o programa é realizado numa parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), Secretaria de Educação do Estado do RN, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e Associação Norte-Rio-Grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).

Este ano, estão participando do programa professores e estudantes dos CEEP Professora Djanira Brasilino de Souza, Professor João Faustino Ferreira Neto e Professora Lourdinha Guerra, além da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante.

 

 

Fonte
Comunicação Social do TRT-RN