Governança do TRT-RN faz uso da Business Intelligence para aumentar acesso à informação pelos públicos interno e externo

Imagem mostra lupa sobre pastas

A Divisão de Governança Institucional (DGI) do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) criou um novo espaço virtual para publicação de painéis de BI (Business Intelligence).

A partir deles, será possível acessar informações relacionadas à estrutura de apoio à área (comitês, comissões e grupos de trabalho), à transparência e ao diagnóstico institucional realizado em 2020 para elaboração do planejamento estratégico visando ao novo ciclo 2021-2026.

Como explica Dirceu Monte de Hollanda, diretor de Governança do TRT-RN, “essas ferramentas de gestão são um importante e inovador passo no sentido de garantir a transparência da gestão do Tribunal e avançar na melhoria do processo de tomada de decisão, nos níveis estratégico, tático e operacional, levando informações atualizadas, integradas e sistêmicas aos gestores”.

Um dos destaques dos painéis de monitoramento é a integração dos dados e indicadores de desempenho com a arquitetura de processos organizacionais do Tribunal.

Os itens que compõem os painéis, como explica Dirceu, estão relacionados aos processos organizacionais, macroprocessos e componentes da cadeia de valor. Essa vinculação permite a identificação dos proprietários e gestores dos processos organizacionais e suas respectivas unidades.

Além disso, há links para acesso a páginas do portal do TRT-RN  na internet (trt21.jus.br), onde constam informações complementares e detalhadas sobre cada item.

A novidade pode ser acessada pelas páginas da Estratégia Institucional, Transparência e Accountability e Estrutura e Sistema de Governança Institucionais, que se encontram no menu “Institucional > Áreas Administrativas > Governança e Estratégia Organizacional > Governança Institucional” no portal do Tribunal.