Estudantes de escolas públicas visitam TRT-RN em programa de cidadania

Dois jovens olham livros numa estante de uma biblioteca. Eles usam máscaras cirúrgicas e vestem uniforme escolar

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) recebeu a visita de mais um grupo de estudantes participantes do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC).

Dessa vez foram 80 alunos dos Centros Estaduais de Educação Profissionalizante (CEEP) Professora Djanira Brasilino de Souza e Professor João Faustino Ferreira Neto, que conheceram as rotinas do TRT-RN.

Eles foram acompanhados pelas juízas do trabalho Rachel Vilar e Simone Jalil, coordenadoras do projeto no Rio Grande do Norte, além da juíza Daniela Lustoza, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21).

As juízas explicaram aos alunos o funcionamento do TRT-RN e visitaram algumas de suas instalações, como o Tribunal Pleno, o Memorial, a Escola Judicial, o Cejusc e a sala de audiência da 1ª Vara do Trabalho de Natal. 

Desde 2006, o TJC leva noções de Direito do Trabalho e cidadania para alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte.

Ao longo do ano, juízes, procuradores e advogados se revezam em aulas para os professores e alunos das escolas selecionadas que, ao final do curso, apresentam o que aprenderam em um grande show reunindo professores, estudantes e familiares.

No Rio Grande do Norte, o programa é realizado numa parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação do Estado do RN, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e Associação Norte-Rio-Grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).

Este ano, estão participando do programa professores e estudantes dos CEEP Professora Djanira Brasilino de Souza, Professor João Faustino Ferreira Neto e Professora Lourdinha Guerra, além da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcante.

 

Fonte
Comunicação Social do TRT-RN