Bento Herculano encerra gestão com TRT-RN reconhecido pelo CNJ como ouro e um dos mais atuantes durante a pandemia

Imagem mostra presidente Bento Herculano

Nesta segunda-feira (11), o desembargador Bento Herculano Duarte Neto encerra a sua gestão como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), com feitos a serem celebrados. Dois deles são a atuação da Justiça do Trabalho potiguar para enfrentar a Covid-19 e a conquista da Categoria Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade.

Bento Herculano assumiu a Presidência do TRT-RN em janeiro de 2019 e desde então priorizou áreas como governança, transparência e sustentabilidade para modernizar a gestão do Tribunal. Esse investimento foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a conquista, em novembro de 2020, da Categoria Ouro na mais importante premiação do judiciário brasileiro.

A gestão do desembargador como presidente enfrentou, porém, um dos maiores desafios da história do Tribunal: a pandemia da Covid-19. Para assegurar a prestação dos serviços aos jurisdicionados e ajudar no enfrentamento da pandemia, o Tribunal da 21ª Região entrou em campo e investiu em tecnologia e equipamentos e instalou o plenário virtual.

Além disso, o TRT-RN cedeu a sede do antigo hotel Parque da Costeira para ser transformado em Hospital de Campanha pela Prefeitura de Natal e viabilizou R$ 15,5 milhões para combater a doença no Estado, tornando-se o terceiro tribunal trabalhista do Brasil que mais contribuiu para o enfrentamento da Covid-19. O ranqueamento foi feito pelo próprio Conselho Nacional de Justiça.

“Fizemos uma gestão focada na modernização do Tribunal e dos serviços prestados aos jurisdicionados e, graças ao empenho de magistrados e servidores, foi possível darmos esse importante passo. A pandemia veio para reforçar a nossa capacidade de trabalho e a importância da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte”, avalia Bento Herculano.

Outros avanços contabilizados na gestão que se encerra nesta segunda-feira são as instalações das usinas fotovoltaicas, não somente em Natal, mas também em todas as Varas do Trabalho do interior, fonte de economia para o Tribunal; a instalação de representação do TRT-RN na Zona Norte da capital; e a entrega de espaços voltados para os públicos interno e externo, como a Sala da Amamentação, o restaurante e um novo espaço para o acolhimento de reclamações a termo.

Contabiliza-se ainda o avanço do Tribunal da 21ª Região no que diz respeito à transparência, já que a Justiça do Trabalho do RN saiu da penúltima colocação nacional para figurar entre os dez TRTs mais transparentes do Brasil.

No dia 11, toma posse como presidente do Tribunal a desembargadora Maria do Perpetuo Socorro Wanderley de Castro, atual vice-presidente de Beto Herculano. Como vice, a nova presidente contará com o desembargador Eridson João Fernandes Medeiros. A posse será realizada na sede do TRT-RN, a partir das 16h, com transmissão pela internet.