Memorial da Justiça do Trabalho

Apresentação

Seja bem vindos à página do Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região - RN. O Memorial é gerido pelo Setor de Gestão Documental e Memória, vinculado a Escola Judicial - EJUD-21.

O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região tem como objetivo principal a preservação da memória histórica da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte. Do latim “MEMORIALIS”, nos vem a palavra memorial; quer dizer lembrança, recordação viva. O memorial é algo que se propõe a manter viva a lembrança de algo, de alguém ou de determinada época e não a ser simplesmente um local de guarda e conservação de objetos antigos.

 Tem como responsabilidade a guarda e preservação da memória institucional, considerando os princípios norteadores da administração pública: de impessoalidade, de transparência, de legalidade, de moralidade, e de comprometimento com preservação do acervo, continuamente protegidos pelo setor.

Objetivos do Memorial do TRT-RN

1. Objetiva a organização, preservação e disponibilização dos documentos e artefatos históricos que compõem a Justiça do Trabalho na 21ª Região, patrimônio cultural da sociedade Norte Riograndense, com o intuito de facultar pesquisas sobre a história da Justiça e do Direito do Trabalho no Brasil componentes deste acervo.

2. O desenvolvimento de ações para contribuir com o maior engajamento entre a comunidade e o Memorial, tais como: exposições (presenciais ou virtuais); eventos científicos e publicações que propiciam o diálogo entre o Direito do Trabalho e a sua importância para as relações de trabalho no RN e no Brasil.

3. Promover pesquisas relativas aos seguintes temas: História da Justiça do Trabalho Rio Grande do Norte; Justiça, direitos, relações de trabalho e de emprego; Memória(s) e patrimônio da Justiça do Trabalho.

4. Atender a pesquisadores interessados na documentação de caráter histórico produzida pelo TRT21.

5. Desenvolver ações educativas para magistrados e servidores do TRT21 sobre a história da Justiça e do Direito do Trabalho e das relações de trabalho no Brasil, e sobre temas ligados à preservação documental e à construção da memória institucional.

6. Ser um lugar permanente de preservação da memória histórica da Justiça do Trabalho Potiguar com fins culturais, educativos e de informação;

7. Prestar informações sobre a história da Justiça do Trabalho a toda a comunidade.

 

Visitação Pública (em breve retornaremos)

Local: Av. Capitão-Mor Gouveia, 3104
CEP: 59063-900 - Lagoa Nova / Natal – RN.
Edifício Des. José Rocha - Complexo Judiciário Trabalhista Ministro Francisco Fausto – 2º andar
Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª das 07 às 16h.
Horário de visitação em grupos: Das 9 às 16h.
Telefones: (84) 4006-3001 e 4006-3002.
E-mail: memorial@trt21.jus.br