Plano Estratégico de TIC (PETIC)

O que é o PETIC?

Planejamento Estratégico é o processo por meio do qual uma organização estabelece sua estratégia e toma um conjunto de decisões acerca da convergência da alocação de seus recursos, de forma a suportar a sua missão institucional e sua inserção no ambiente em que atua.

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) do TRT21 é um desdobramento dos Planejamentos Estratégicos superiores, de forma a definir uma estratégica visando melhor aproveitar e adequar a TIC do Regional para suportar a missão, a visão e os objetivos do Tribunal e do Poder Judiciário, considerando especialmente o crescente impacto e potencial de contribuição da TIC para o negócio. 

Qual a obrigação de fazer?

O PETIC 2015-2020 foi elaborado em atendimento ao Art. 6º da Resolução CNJ nº 211/2015, estando "em harmonia com as diretrizes estratégicas institucionais e nacionais, conforme disposto na Resolução CNJ 198, de 16 de junho de 2014, e suas alterações".

Qual seu conteúdo?

O PETIC normalmente contém os seguintes elementos:

  • Perfil institucional da TIC do TRT21 (missão, visão e valores)
  • Matriz de análise do ambiente (SWOT)
  • Mapa estratégico
  • Objetivos, Indicadores e Metas
  • Iniciativas Estratégicas
  • Matrizes de alinhamento
  • Processo de elaboração da estratégia de TIC

Como é sua construção, aprovação e revisão?
O PETIC do TRT21 é aprovado por Resolução do Tribunal Pleno e para maiores detalhes sobre sua elaboração, consulte a seção de Introdução do próprio plano.

Com o fim do ciclo estratégico 2015-2020, a Resolução CNJ nº 370/2021, que Estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) e revoga a Resolução CNJ nº 211/2015, passou a descontinuar a elaboração do PETIC, conforme § 3o do Art. 6º, prevendo que "as linhas estratégicas de atuação deverão ser contempladas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, com objetivo de manter a continuidade do trabalho e alinhamento da estratégia".

Dessa forma, alguns dos elementos do PETIC citados acima passarão passar a compor o PDTIC do TRT21 a partir de 2021.

 

Documentos