Setor de Apoio à Governança e Gestão de TIC

Atribuições

As atribuições do Setor de Apoio à Governança e Gestão de TIC estão definidas no Artigo 12 do ATO TRT21 - GP N. 301/2019, conforme abaixo transcrito.

Art. 12. À Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação compete:
I. Das atribuições da estrutura vinculada ao macroprocesso de governança e gestão de TIC
1. São atribuições do Setor de Apoio à Governança e Gestão de TIC (SEAGG):
1.1. apoiar a Governança de TIC do Tribunal:
a. Promover a definição, priorização, normatização, implantação, revisão, aperfeiçoamento, avaliação e monitoramento periódico das diretrizes, normas, políticas e processos inerentes à governança de TIC, bem como manifestar-se, quando demandado, acerca das demandas correlatas, em consonância com as diretrizes estratégicas institucionais e de tecnologia da informação e com as melhores práticas;
b. Identificar, avaliar e monitorar o atendimento às necessidades relacionadas às conformidades de TIC, de acordo com os normativos vigentes e as exigências dos órgãos de controle interno e externo;
c. Auxiliar na definição e executar as atividades de apoio de Governança de TIC do Tribunal;
d. Prestar apoio operacional às atividades do Comitê de Governança de TIC (CGTIC);
e. Prestar apoio operacional às atividades do Comitê de Gestão de TIC (CGESTIC);
f. Propor e auxiliar a organização de ações de capacitação e sensibilização relativas à estratégia ou governança de TIC;
g. Promover a adoção de boas práticas relacionadas à Governança e Gestão de TIC, preconizadas por padrões nacionais e internacionais.
1.2. coordenar o macroprocesso de governança e gestão de TIC, incluindo os seguintes processos:
a. Gerir plano estratégico de TIC:
1. Promover o planejamento e acompanhamento da estratégia de TIC, apoiando o processo de Governança de TIC do Tribunal;
2. Elaborar propostas, manter atualizado e fazer o acompanhamento de metas e indicadores do Planejamento Estratégico de TIC - PETIC, com apoio das demais unidades da SETIC.
b. Gerir plano tático de TIC:
1. Elaborar as propostas, manter atualizado e fazer o acompanhamento de metas e indicadores do Plano Diretor de TIC - PDTIC, com apoio das demais unidades da SETIC;
c. Gerir processos organizacionais de TIC:
1. Gerir e aprimorar a gestão de processos organizacionais de TIC e seus indicadores relacionados;
2. Atuar como Escritório de Gestão de Processos Organizacionais de TIC, apoiando as demais unidades da Secretaria no levantamento, mapeamento, definição, monitoramento e melhorias dos processos organizacionais de TIC;
3. Promover a identificação de oportunidades de melhoria dos processos pelos gestores dos processos, ensejando a adoção de práticas integradas e homogêneas no âmbito da Secretaria;
4. Estruturar as informações referentes aos normativos, processos e procedimentos de trabalho, visando promover a gestão do conhecimento no âmbito da Secretaria.
d. Gerir capacitações de TIC:
1. Auxiliar as unidades da SETIC nos processos administrativos de capacitações de TIC;
2. Apoiar a unidade competente do Tribunal nas aquisições e contratações de capacitações de TIC;
3. Consolidar o Plano Anual de Capacitação de TIC;
4. Monitorar o processo de capacitação de TIC, bem como promover sua modelagem e melhoria junto à unidade competente do Tribunal.
e. Gerir orçamento de TIC:
1. Gerir orçamento de TIC, apoiando o COF;
2. Elaborar a proposta orçamentária de TIC;
3. Acompanhar a execução orçamentária de TIC;
4. Apoiar o Secretário de TIC nas negociações orçamentárias de TIC com o CSJT.
f. Gerir portfólio de projetos de TIC e demandas:
1. Promover a cultura de gerenciamento de projetos de TIC na Instituição;
2. Elaborar a proposta, manter atualizada e fazer o acompanhamento da utilização do Processo de Gestão de Portfólio de Projetos de TIC e demandas, alinhado com as diretrizes do Escritório de Projetos Institucionais;
3. Gerir o portfólio de projetos de TIC do Tribunal;
4. Manter atualizada a ferramenta de acompanhamento de projetos de TIC;
5. Atuar como Escritório de Gestão de Projetos de TIC, apoiando as demais unidades da Secretaria nas atividades de gerenciamento de projetos de TIC.
g. Gerir projetos de TIC:
1. Elaborar a proposta, manter atualizada e fazer o acompanhamento da utilização do Processo de Gestão de Projetos de TIC, alinhado com as diretrizes do Escritório de Projetos Institucionais;
2. Prestar apoio técnico e metodológico aos gerentes de projetos de TIC;
3. Gerenciar programas e projetos de TIC de grande relevância institucional, quando necessário;
h. Planejar contratações de soluções de TIC:
1. Auxiliar as unidades da SETIC nos processos administrativos de aquisições e contratações de TIC;
2. Consolidar o Plano de Contratações de Soluções de TIC e promover sua execução;
3. Monitorar o processo de contratações de TIC, bem como promover sua modelagem e melhoria.
i. Gerir contratos de TIC demandados pela SETIC, em conjunto com a fiscalização técnica das demais unidades da SETIC, bem como demais fiscais possíveis e necessários.
j. Prover assistência administrativa ao Secretário de TIC:
1. Apoiar a direção da Secretaria nas demandas administrativas e financeiras;
2. Executar as atividades de apoio administrativo ao titular da Secretaria, bem como a recepção, preparo e despacho de expedientes;
3. Elaborar relatórios gerenciais, quando solicitado.

Lista de Processos

O Setor de Apoio à Governança e Gestão de TIC é responsável pelos processos abaixo descritos: