Gestão de TIC
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) é integrante da estrutura do Regional vinculada à Presidência, a qual compete:
- prover serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e soluções tecnológicas relacionadas, a fim de garantir a plena função institucional;
- sugerir a formulação de políticas, diretrizes, normas e procedimentos que orientem e disciplinem a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no Tribunal;
- propor a formulação de estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação alinhadas às estratégias institucionais do Tribunal e da Justiça do Trabalho;
- propor o planejamento das iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em consonância com as estratégias institucionais;
- assegurar o alinhamento dos planos de Tecnologia da Informação e Comunicação com os de negócio, adequando a operação e as entregas da TIC com as operações da organização;
- disseminar e incentivar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação como instrumento de melhoria do desempenho institucional;
- auxiliar na celebração, execução e acompanhamento de convênios e acordos de cooperação ou instrumentos congêneres que envolvam Tecnologia da Informação e Comunicação, na sua área de atuação;
- desenvolver outras atividades inerentes à sua finalidade.
Modelo de Governança de TIC
O Modelo de Governança de TIC do TRT21, alinhado à Resolução CNJ nº 211/2015 e inspirado no COBIT 5, está dividido em dois domínios: Governança e Gestão.
O domínio de Governança é composto pela Presidência, CGTIC, CGSI e Comitê Gestor Regional do PJe.
- Presidência: onde está subordinada a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
- O Comitê de Governança de TIC (CGTIC), o principal componente do domínio, teve sua última composição instituída pela Portaria TRT21 - GP Nº 430/2018, de forma multidisciplinar, composto por 7 integrantes, incluindo a Alta administração, o Secretário de TIC e representantes das principais áreas do Tribunal, sendo responsável, entre outros, pelo estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovação de planos de ações, bem como pela orientação das iniciativas e dos investimentos tecnológicos no âmbito institucional.
- O Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) foi instituído pelo Ato 203/2019, é multidisciplinar e composto por 5 integrantes, atualmente sendo um Desembargador, um Juiz, um Servidor da área judiciária, o Secretário de TIC e o chefe do Setor de Segurança da Informação (SESI) da SETIC, sendo suas competências principalmente definidas pela Política de Segurança da Informação (PSI) estabelecida pela Resolução Administrativa nº 21/2010.
- O Comitê Gestor Regional do PJe, responsável por coordenar e executar as ações do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho PJe-JT, foi instituído pelo Ato TRT-GP nº 269/2017, sendo composto por 15 integrantes, dentre os (as) quais o Desembargador(a) Presidente, 1 Desembargador do Trabalho, 1 Procurador do Trabalho, 1 Juíza do Trabalho Titular, 1 Juiz do Trabalho Substituto, 1 Advogado, 1 Advogado Público, além de servidores do quadro permanente do Regional.
O domínio de Gestão tem o CGESTIC como componente principal, responsável, entre outros, pela elaboração de planos táticos e operacionais, análise das demandas, acompanhamento da execução de planos, estabelecimento de indicadores operacionais e proposição de replanejamentos. A composição deste Comitê inclui os seguintes membros:
- Chefe do Setor de Apoio à Governança e Gestão de TIC (SEAGG), representando o macroprocesso de governança e gestão.
- Chefe do Setor de Segurança da Informação (SESI), representando o macroprocesso de segurança da informação.
- Chefe do Setor de Sistemas de Informação (SESIF), representando o macroprocesso de software.
- Chefe do Setor de Gestão de Serviços de TIC (SEGS), representando o macroprocesso de serviços.
- Chefe do Setor de Infraestrutura de TIC (SEINF), representando o macroprocesso de infraestrutura.
Por fim, cabe ao Secretário de TIC, como membro do CGTIC e Presidente do CGESTIC, estabelecer a comunicação entre os domínios de Governança e Gestão de TIC.
Estrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação é estruturada conforme o Ato TRT21/GP nº 301/2019, de 30/08/2019, abaixo descrito:
- Setor de Apoio à Governança e Gestão de TIC (SEAGG)
- Setor de Infraestrutura de TIC (SEINF)
- Setor de Ambiente Virtual, Sistema Operacional e Administração de Banco de Dados (SEASB)
- Setor de Aplicações de TIC (SEAP)
- Setor de Segurança da Informação (SESI)
- Setor de Serviços de TIC (SEGS)
- Setor de Sistemas de Informação (SESIF)
- Setor de Desenvolvimento de Sistemas de TIC (SEDES)
- Setor de Sustentação a Sistemas de TIC (SESUS)