Gestão da Sustentabilidade

Gestão da Sustentabilidade

"Pensar e agir em direção à sustentabilidade, é muito mais do que cuidar da Natureza: nós somos a própria Natureza. É olhar para si mesmo com o coração aberto, receber com amor a sua vida e compartilhar com generosidade o seu melhor com todo o mundo. Ser sustentável é viver com amor, é viver nossa espiritualidade, é dar voz à nossa Natureza Divina"
Yumi Hada

 

Introdução à sustentabilidade

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (Artigo 225, da Constituição Federal).

Aplicação do tema ao TRT21-RN

 Para tanto, o Plano Estratégico deste Tribunal (2021-2026) elege esse tema como um dos seus valores e também como um de seus objetivos: “promover, ampliar e fortalecer a Responsabilidade Socioambiental”
 
Nesse sentido o tribunal vem desenvolvendo diversas ações que abrangem os  aspectos sociais, ambientais e econômicos, além de sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e usuários da Justiça do Trabalho sobre a importância de ser sustentável.
 
Essa temática teve como marco no TRT21-RN o ano de 2001, com a instituição do Programa de Coleta Seletiva de Lixo. Após essa data o Tribunal continuou desenvolvendo diversas ações e projetos relacionados ao tema. No entanto, foi com a  Resolução nº. 201, de 3 de março de 2015, publicada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que dispôs sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e Conselhos do Poder Judiciário e a implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável – PLS, que o tema avançou fazendo com que o Poder Judiciário e especialmente a Justiça do Trabalho demonstrasse aos cidadãos através dos relatórios e números o grande avanço alcançado neste tema principalmente no que diz respeito ao uso racional dos recursos, o combate ao desperdício e a eficiência dos gastos públicos.

Compromisso com a Agenda 2030

Assumir novas responsabilidades tem sido característica marcante no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Nesse contexto, tomamos por norte a Agenda 2030 da ONU — um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientam os trabalhos das Nações Unidas, seus países membros  e suas instituições rumo ao desenvolvimento sustentável. Em abril de 2019, o TRT21-RN encaminhou um Ofício ao Secretário Geral da ONU informando que o Tribunal apoia os Dez Princípios do Pacto Global, relacionados aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção. No dia 25 de novembro de 2019 recebeu do CNJ dois certificados de participação no processo de implementação da Agenda 2030, sendo um pela existência de atos normativos e administrativos que se relacionam aos ODS e  outro pela existência de boas práticas desenvolvidas do TRT21-RN.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Este espaço destina-se a apresentar as ações desenvolvidas pelo Tribunal relacionadas ao tema da Responsabilidade Socioambiental e convidá-lo a participar desta importante jornada.

Seja bem-vindo!

Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável (PLS) - 2021/2022   do TRT21-RN é o principal mecanismo de implementação da política de responsabilidade socioambiental, determinada pela Resolução CNJ n° 400/2021.

Planos anteriores:

Temas do Plano de Logística Sustentável

O PLS está estruturado em onze temas:

  1. uso eficiente de insumos, materiais e serviços
  2. energia elétrica
  3. água e esgoto
  4. gestão de resíduos
  5. qualidade de vida no ambiente de trabalho
  6. sensibilização e capacitação contínua do quadro de pessoal e, no que couber, do quadro auxiliar e, quando for o caso, de outras partes interessadas
  7. deslocamento de pessoal a serviço, bens e materiais, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes
  8. obras de reformas e leiaute
  9. equidade e diversidade
  10. aquisições e contratações sustentáveis
  11. acessibilidade

Plano de Ação do PLS

O Plano de Logística Sustentável do TRT21-RN já contempla todas as ações necessárias para o atingimento dos objetivos de cada tema, com metas estabelecidas até 2022, indicando ainda o responsável, o prazo, as etapas, a situação, e os recursos necessários para a realização de cada ação.

Planos de ação do PLS (2021)

Relatório Anual de Desempenho das Ações do PLS

Períodos20212020

2019

201820172016
AnualPDF | PPTPDF | PPTPDF | DOCPDF | DOCPDF | DOCPDF | DOC
Semestral PDF | PPTPDF | DOCPDF | DOCPDF | DOCPDF | DOC
Contato
Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica - CGEST
Pessoa de Contato
Coordenadora: Karla Sousa da Motta
e-mail
cgest@trt21.jus.br
Telefone
(84) 4006-3171