TRT-RN vai tratar do Trabalho Decente na Semana da Saúde 2021

Arte da Semana da Saúde

Entre os dias 25 e 28 de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região vai realizar a Semana da Saúde 2021. Os encontros e debates ligados à saúde e qualidade de vida serão transmitidos pelo canal da Escola Judicial do TRT-RN no Youtube.

Voltada para magistrados e servidores, mas aberto ao público externo, neste ano, a mobilização terá como tema o Trabalho Decente, que é preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Em seu conceito, o Trabalho Decente busca que qualquer trabalho ofereça condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana, sendo uma ferramenta substancial para a superação da pobreza, redução de desigualdades sociais, garantia da governabilidade democrática e desenvolvimento sustentável.

Programação

Na segunda-feira (25), das 15h10 às 16h40, a Semana da Saúde do TRT-RN será iniciada com um webinar com o tema ‘Outubro Rosa: quanto antes melhor!’ com a participação da mastologista Roberta Jales.

No dia 26, a vacinação e saúde coletiva será o tema do debate, a partir das 14h, com Janeusa Trindade Souto, professora da UFRN e pesquisadora em imunologia.

A saúde mental e os desafios do teletrabalho, do trabalho remoto e do retorno às atividades presenciais serão discutidos, no dia 27, das 10h às 11h30, com Shirley Baumgarten, servidora da Justiça Federal.

Para encerrar os debates, no dia 28, a partir das 14h, acontece o webinar ‘Estilo de Vida e Saúde: como gerenciar nossa saúde mental e atividades físicas, em tempos de pandemia, para nos mantermos saudáveis’, com exposição do médico nefrologista Rodrigo de Vilar e participação do médico psiquiatra Jales Clemente.

Durante o evento, haverá a divulgação do Programa Qualidade de Vida no Trabalho do TRT-RN, que vai formar Grupos Temáticos (GTs) de ‘Saúde do Trabalhador no TRT21’ para que magistrados e servidores tratem das suas vivências pessoais e de trabalho, além de oferecer suporte psicológico.

Também será realizada, durante a Semana, uma campanha solidária para arrecadação de alimentos pastosos para pacientes da Liga Norteriograndense Contra o Câncer. A organização do evento sugere que sejam doados os seguintes alimentos: neston; cremogema; leite em pó; aveia; mucilon e farinha láctea, que deverão ser entregues, de 25 a 28 de outubro, na EJud ou no Seamo, das 8h às 12h.