TRT-RN celebra o Dia do Dentista e a saúde bucal em tempos de pandemia

Imagem mostra uma pessoa vestida com equipamentos de segurança e instrumentos em alusão a uma dentista

Nesta segunda-feira (25), é comemorado em todo Brasil o dia do dentista. A data foi escolhida porque em 25 de outubro de 1884 foi assinado o decreto que criou os primeiros cursos de Graduação em Odontologia do Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

A partir da emissão do decreto 9.311, houve a expansão da odontologia no Brasil com a formação de profissionais da área. Assim, 25 de outubro passou também a celebrar o Dia Nacional da Saúde Bucal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) conta com uma equipe de dentistas que atende aos magistrados, servidores e seus dependentes durante todo o ano. Contudo, no período de pandemia da Covid-19, os atendimentos estão restritos às situações de urgência por questões de segurança sanitária.

Durante um atendimento, os dentistas trabalham diretamente na cavidade oral dos pacientes, o que impossibilita o uso da principal barreira de proteção contra o coronavírus, a máscara. 

Além disso, a saliva é um dos principais reservatórios do vírus e quando o spray do “motorzinho”, do ultrassom e do jato de bicarbonato, que são utilizados para limpeza dentária, são acionados, há a geração de aerossóis capazes de sobreviver suspensos no ar por longos períodos. Dessa forma, o coronavírus pode se espalhar causando contaminação do ambiente e dos equipamentos.

Para realização dos atendimentos da equipe de odontologia do TRT-RN, há, portanto, a recomendação de uma completa desinfecção do ambiente,  intervalos seguros entre os pacientes,  manutenção das janelas abertas para uma renovação constante do ar, uso de EPI, dentre outras medidas. 

São considerados casos de urgência odontológica quando há dor, sangramento, traumas, abscessos; fratura de restaurações ou cáries extensas; cimentação de próteses; remoção de suturas (pontos de cirurgias); ações de apoio ao diagnóstico de câncer de boca (pacientes que foram submetidos à biópsia devem retornar para controle); pacientes com necessidades especiais, que tenham dificuldade de realizar sua higienização também poderão ser atendidos; além disso, outros casos serão avaliados de forma individualizada.

A equipe de dentistas do TRT-RN está presente no Seamo e, em caso de dúvidas, entre em contato por email (seamo@trt21.jus.br) ou pelo número (84) 4006-3165.

Confira no anexo, dicas para cuidados com a saúde bucal.

 

Anexos