Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGTIC

Composição

Composição do CGTIC, conforme ATO TRT21-GP Nº 143/2021:

I. um Desembargador ou uma Desembargadora do Trabalho, indicado ou indicada pela Presidência do Tribunal;
II. um Juiz ou uma Juíza do Trabalho, indicado ou indicada pela Presidência do Tribunal;
III. Diretor ou Diretora Geral de Secretaria;
IV. Secretário ou Secretária Geral da Presidência;
V. Secretário ou Secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação;
VI. Secretário ou Secretária da Corregedoria Regional;
VII. Coordenador ou Coordenadora de Gestão de Pessoas;
VIII. Coordenador ou Coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica;
IX. Chefe da Divisão de Governança Institucional;
X. Chefe da Divisão de Inteligência;
XI. Chefe da Divisão de Comunicação Social.

Atribuições

Atribuições do CGTIC, conforme ATO TRT21-GP Nº 143/2021:

I. as previstas no Art. 7º da Resolução CNJ 370/2021, quais sejam:

a. apoiar o desenvolvimento e estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais;
b. aprovar projetos e planos estratégicos;
c. gerir os riscos da área de TIC;
d. fomentar a colaboração entre os tribunais;
e. orientar quanto à geração de iniciativas para proporcionar investimentos tecnológicos no âmbito institucional;
f. estimular o desenvolvimento colaborativo, integrado e distribuído de soluções;
g. estimular a participação da administração do órgão em assuntos relacionados à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação;
h. promover ações de transparência, responsabilidade e prestação de conta, possibilitando um maior controle e acompanhamento da governança para convergência dos interesses entre Poder Judiciário e a sociedade;
i. definir papéis e responsabilidades das instâncias internas de governança incluindo atividades de tomada de decisão, elaboração, implementação e revisão de diretrizes, monitoramento e controle;
j. recomendar e acompanhar a adoção de boas práticas de Governança de TIC, assim como a eficácia de seus processos, propondo atualizações e melhorias quando necessário;
k. estabelecer os canais e processos para interação entre a área de TIC e a administração do órgão, especialmente no que tange às questões de estratégia e governança.

II.  priorizar os projetos de interesse da área temática de TIC;

III. aprovar e monitorar os níveis de serviço de TIC e suas melhorias;

IV. validar os seguintes planos de TIC a serem submetidos à Alta Administração:

a. Plano Diretor de TIC, incluindo as linhas estratégicas de atuação, com objetivo de manter a continuidade do trabalho e alinhamento da estratégia;
b. Plano de Transformação Digital;
c. Plano de Gestão de Riscos de TIC;
d. Plano de Gestão de Continuidade de Negócios ou de Serviços;
e. Plano de Trabalho da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD).

V.  definir diretrizes para propostas das principais iniciativas voltadas para as ações de TIC a serem submetidas à Alta Administração, tais como:
a. distribuição de equipamentos e softwares;
b. contratação de bens e serviços de TIC;
c. definição e/ou alteração da estrutura organizacional de TIC do Tribunal;
d. desenvolvimento, disponibilidade e retenção de gestores e pessoal de TIC;
e. avaliação da conformidade da gestão e do uso de TIC aos requisitos legais, regulatórios, contratuais, e às diretrizes e políticas externas à instituição.

Membros

Ricardo Luís Espíndola Borges

Dilner Nogueira Santos

Márcio de Medeiros Dantas

Silvio da Silva Santiago

Marcelo Martins Pinto

Keilia Melo de Morais

Kleber de Medeiros Teixeira

Karla Sousa da Motta

Dirceu Victor Monte de Hollanda

Priscilla Soares de Lima Gatto

Isabelle Bandeira de figueiredo Souza


                

Calendário de Reuniões 2022

  • 25/02/2022 das 10h às 12h: Reunião ordinária - Revisão do Plano Diretor de TIC (PDTIC) 2021-2022
  • 01/04/2022 das 14h às 16h: Reunião ordinária - Retrospectiva PDTIC 2021-2022 e Direcionamentos para PDTIC 2022-2023
  • 03/06/2022 das 14h às 16h: Reunião extraordinária - Validação do PDTIC 2022-2023
  • 29/07/2022 das 10h às 11h30min: Acompanhamento do PDTIC-TRT21
  • 05/08/2022 das 10h às 12h: Reunião extraordinária - Revisão da interpretação de resposta do iGovTIC-JUD
  • 19/08/2022 das 10h às 12h: Reunião extraordinária - Revisão da interpretação de resposta do iGovTIC-JUD
  • 25/11/2022 das 10h às 12h: Reunião ordinária - Retrospectiva PDTIC 2022-2023
     
Normativos
PORTARIA TRT21- GP Nº 156/2021 Designar os seguintes membros para compor o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC):...
ATO TRT21-GP Nº 143/2021 Art. 1º Instituir o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), responsável pelo apoio à Alta Administração e ao Tribunal Pleno na governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ...
PORTARIA TRT21-GP Nº 052/2022 Dispensar, a pedido, o Juiz do Trabalho LUCIANO ATHAYDE CHAVES, da composição do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação ...