TRT 21ª Região

Últimas Notícias



TV Justiça
TV Justiça - Ao Vivo
Rádio Justiça
Professores participaram de capacitação para atividades 2019 do PTJC
Professores participaram de capacitação para atividades 2019 do PTJC
07/05/2019

TRT-RN renova parceria com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

>
As atividades do Programa Trabalho Justiça e Cidadania já foram iniciadas.

A primeira turma de professores já está sendo capacitada para levar às salas de aula das escolas públicas conteúdos sobre direitos do trabalho e cidadania.

Alunos de sete centros profissionalizantes serão atendidas pelo programa neste ano: CINEP, CEEP Prof. Hélio Xavier de Vasconcelos, CEEP Prof. João Faustino Ferreira Neto, CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos, CEEP Prof. Lourdinha Guerra, CEEP Ruy Antunes Pereira e Escola Municipal Ana Ribeiro Barbosa, de São Miguel do Gostoso.

Um convênio assinado entre o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), a Associação de Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra21), o Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação do Estado do RN, a OAB e a Associação dos Advogados Trabalhistas do RN (Anatra) viabilizou a realização do PTJC em 2019.

O termo de parceria foi assinado pelo presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, e representantes das demais instituições, na Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região.

Para ele, "o melhor caminho para transmitir um sentimento de cidadania é a partir das escolas. Quando você cresce em um ambiente de cidadania, vai conseguir exercê-la de maneira mais efetiva e concreta", destaca Bento Herculano.

O presidente do TRT-RN acredita que as atividades desenvolvidas em sala de aula serão levadas para outras pessoas. O professor ensina aos alunos, que ensinam para outras pessoas e nós vemos uma progressão geométrica desse conhecimento".

O PTJC é coordenado pelas juízas Simone Jalil, Marcela Alves e Rachel Vilar, para quem "o balanço que fazemos ao longo dos últimos anos é bastante positivo".

Ao longo do ano, juízes, procuradores e advogados se revezam em aulas para os professores e alunos das escolas selecionadas, que ao final do curso, apresentam o que aprenderam em um grande show reunindo professores, estudantes e familiares.

"É um Programa transformador, afinal o conhecimento é transformador", reconhece o advogado Rodrigo Menezes, presidente da Anatra.

"Esses jovens ainda vão ingressar no mercado de trabalho, ainda vão escolher suas profissões e o PTJC pode ajudar nesse direcionamento, a partir da percepção de como funciona o sistema estatal", avaliou o procurador-chefe do MPT/RN, Luis Fabiano Pereira.

Representando a Amatra21 na solenidade, o juiz do trabalho Higor Marcelino Sanches acredita que o projeto muda a vida de todos que participam dele.

"É um projeto que ajuda a explicar o funcionamento dos órgãos e os direitos do trabalhador, mas também é um processo que ajuda nós magistrados a sermos melhores como seres humanos e a atuar socialmente".

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Esta noticia foi visualizada 232 vezes desde 07/05/2019.

Entidades assinaram Termo de Convênio para atuação integrada no Programa
Entidades assinaram Termo de Convênio para atuação integrada no Programa