TRT 21ª Região

Últimas Notícias



TV Justiça
TV Justiça - Ao Vivo
Rádio Justiça
Monitor mostra conciliômetro no átrio das varas
Monitor mostra conciliômetro no átrio das varas
08/12/2009

Conciliômetro indica número de acordos firmados

>
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região traz uma novidade no acompanhamento de acordos firmados durante a Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 07 e 11 de dezembro. O conciliômetro, um sistema de dados que contabiliza o número de processos que obtiveram êxito na sua resolução através de acordos firmados entre as partes.

O acompanhamento pode ser feito pela internet, no site do TRT-21 (www.trt21.jus.br) ou na sede do tribunal, no átrio das Varas do Trabalho, onde está disponível um monitor para visualização do público presente. O conciliômetro exibe o número de processos conciliados em fase de execução e em fase de conhecimento, que são aqueles que ainda não chegaram a ter sentença nas VT''s. A novidade foi criada pela Comissão de Conciliação do TRT-21, presidida pela juíza Joseane dos Santos, baseada no Processômetro, sistema similar que contabiliza o índice de processos pendentes de julgamento até o ano de 2008.

Quando as partes chegam a um acordo, o resultado é encaminhado para as salas de audiências das respectivas varas, onde o sistema será atualizado automaticamente. A cada dez minutos, o conciliômetro aponta os números de conciliações das 18 varas espalhadas por Natal e pelo interior do estado e da Central de Apoio à Execução (Caex). De acordo com coordenador da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT potiguar, Marcelo Marinho, a criação do conciliômetro mostra o empenho do tribunal no movimento pela conciliação. "É uma forma de dar transparência a todo esse processo e um espaço em que a sociedade possa ter acesso a um maior número de informações", explica.

Cerca de dois mil processos estão cadastros na Justiça do Trabalho potiguar para serem conciliados. Diariamente, cada vara do trabalho repassa até as 16 horas o primeiro resultado parcial dessas audiências para a Assessoria de Comunicação do TRT, setor responsável para encaminhar essas informações para o Conselho Nacional de Justiça. Às 18 horas, a Ascom envia o último boletim do dia ao CNJ.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Esta noticia foi visualizada 2326 vezes desde 08/12/2009.